CARREGADOR DE BATERIAS

Manual Modelo CV10 E CV20

INSTRUÇÕES DE USO PARA OPERAR CORRETAMENTE OS CARREGADORES MODELO CV10 E CV20

PRIMEIROS PASSOS ANTES DE LIGAR O CARREGADOR NA TOMADA DE REDE ELÉTRICA:

1- SELECIONE NA PARTE TRASEIRA DO CARREGADOR A TENSÃO DA SUA REDE ELÉTRICA 110V OU 220V.

-SE SUA REDE ELÉTRICA FOR 110V (127V) O NÚMERO 110 DEVE FICAR VISÍVEL CONFORME A IMAGEM ABAIXO:

-SE SUA REDE FOR 220V O NÚMERO 220 DEVE FICAR VISÍVEL CONFORME A IMAGEM ABAIXO:

2 – SEM CONECTAR O CARREGADOR NA BATERIA AINDA ,COLOQUE-O SOBRE UMA SUPERFÍCIE PLANA E QUE NÃO SEJA METÁLICA .
DEIXE AS GARRAS AFASTADAS DE MODO A NÃO SE ENCOSTAREM , POSICIONE A CHAVE PRETA PARA A POSIÇÃO RÁPIDA , FEITO ISSO LIGUE O CABO DE ENERGIA.

O MARCADOR DO VOLTÍMETRO INDICA A TENSÃO ENVIADA PELO CARREGADOR, SE ESTIVER MARCANDO VALORES MENORES QUE 10V EM CARGA RÁPIDA É PORQUE A CHAVE 110/220 ESTÁ NA POSIÇÃO ERRADA E NÃO IRÁ CARREGAR A BATERIA, DESLIGUE O CARREGADOR DA TOMADA , MUDE PARA A POSIÇÃO CORRETA E REFAÇA O TESTE CASO APRESENTE MARCAÇÕES ABAIXO DE 10V;

3- TESTANDO A BATERIA:

DESLIGUE O CARREGADOR (CERTIFIQUE SE DE QUE TODAS AS LUZES ESTÃO APAGADAS),E COM O CARREGADOR DESLIGADO PLUGUE A GARRA VERMELHA NO POLO + (POSITIVO) DA BATERIA E A GARRA PRETA NO POLO – (NEGATIVO) DA BATERIA .
O VOLTÍMETRO IRÁ ACENDER MARCANDO A TENSÃO DA BATERIA, CASO NÃO ACENDA É PORQUE OS POLOS ESTÃO INVERTIDOS OU A BATERIA ESTÁ COM ALGUM DEFEITO, NESTE CASO NÃO É RECOMENDADO LIGAR O CARREGADOR POIS PODE DANIFICAR O EQUIPAMENTO.

4 – COLOCANDO PARA CARREGAR

CARGA LENTA: NESTA OPÇÃO PODE DEIXAR O EQUIPAMENTO CONECTADO A BATERIA POR LONGO PERÍODO DE TEMPO SEM SE PREOCUPAR, POIS ASSIM QUE FINALIZA A RECARGA ELE ENTRA EM FLUTUAÇÃO MANDANDO UMA CORRENTE DE NO MÁXIMO 100MA PARA BATERIA O QUE NÃO PREJUDICA A BATERIA, APÓS MARCADO 13,8V A BATERIA JÁ ESTARÁ 100% CARREGADA E ENTRA EM FLUTUAÇÃO REDUZINDO BRUSCAMENTE A CORRENTE ENVIADA PARA A BATERIA,

A MARCAÇÃO NO VOLTÍMETRO PODE CHEGAR A 15V TENSÃO DO CAPACITOR INTERNO(TENSÃO APARENTE) A TENSÃO EFETIVA ENVIADA PARA BATERIA NESTE MOMENTO É DE 14V E A POTÊNCIA CONSUMIDA PELA BATERIA DE P=14V.0,1A TOTAL 1,4WATTS, MUITO PRÓXIMO DE ZERO. ELE VOLTARÁ A ENVIAR CARGA ASSIM QUE BATERIA FOR SENDO CONSUMIDA. 

CARGA RÁPIDA: NESTA OPÇÃO O CARREGADOR NÃO POSSUI SISTEMA DE FLUTUAÇÃO E DEVE SE ATENTAR A MARCAÇÃO DO VOLTÍMETRO, QUANDO CHEGAR EM 13,8V DEVE SER DESLIGADO OU MUDADA PARA A OPÇÃO LENTA PARA NÃO FERVER A BATERIA ,POIS ENVIA UMA CORRENTE ELEVADA. 
APÓS 20 MINUTOS CARREGANDO EM CARGA RÁPIDA JÁ PODE SER DADA A PARTIDA NO CARRO E 5 MINUTOS NA MOTO. 
NESTA OPÇÃO O CARREGADOR ENVIA UMA CARGA MAIOR E CONSEQUENTEMENTE O AQUECIMENTO DO APARELHO É MAIOR, DEVE SER MANUSEADO PELA ALÇA PARA EVITAR QUEIMADURAS POIS PODE CHEGAR A 70 GRAUS A BASE (CHASSI) ONDE O TRANSFORMADOR É FIXADO.  ASSIM QUE MARCAR 13,8V BATERIA ESTARÁ 100% CARREGADA.

– NUNCA DE A PARTIDA COM O CARREGADOR LIGADO NA BATERIA;

IMPORTANTE

– SE O CARREGADOR FICAR CARREGANDO POR LONGO PERÍODO DE TEMPO E A BATERIA NÃO CARREGAR, DEVE VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ SEGURANDO CARGA, POIS SE ESTIVER MUITO VELHA OU A MUITO TEMPO PARADA ELA PERDE A PROPRIEDADE DE ARMAZENAR CARGA E MESMO QUE DEIXE POR DIAS CARREGANDO ELA NÃO VAI SEGURAR CARGA.

TEMPO DE RECARGA DOS CARREGADORES

MODELO CV10: CARREGA 10 AMPERES POR HORA EM CARGA RÁPIDA E 2 AMPERES POR HORA EM CARGA LENTA.

MODELO CV20: CARREGA 20 AMPERES POR HORA EM CARGA RÁPIDA E 2 AMPERES POR HORA EM CARGA LENTA.

PROTEÇÃO TÉRMICA

ESTE PRODUTO É PROTEGIDO POR EXCESSO DE TEMPERATURA, CASO ESTEJA CARREGANDO E A TEMPERATURA EXCEDA LIMITE DE SEGURANÇA ELE IRÁ DESLIGAR E VOLTAR A RECARREGAR ASSIM QUE RESFRIAR, ISSO ASSEGURA UMA MAIOR VIDA ÚTIL PARA O EQUIPAMENTO.